© 1956 - 2019 | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Desenvolvido por Geraldo Henrique

TELEFONE: (31) 3535-1377 | ENDEREÇO: AV. GETÚLIO VARGAS, 222, CENTRO - MATEUS LEME/MG

Feira COENSFA de

Tecnologia e Ciência

                                      30 de maio de 2020

ampic LOGO.png

ORIENTAÇÕES IMPORTANTES

4. DESENVOLVIMENTO DA FECOTEC

 

4.1 Quanto à organização dos grupos de alunos para desenvolvimento dos trabalhos

 

·         Os trabalhos de iniciação científica deverão ser realizados em grupos de até 03 alunos. 

·         Todos os alunos do projeto deverão ser da mesma turma. Isso para facilitar o contato dos alunos com o professor orientador do projeto.

·         Cada professor da COENSFA deverá orientar no mínimo 01 projeto na 2ª FECOTEC. É interessante que cada orientador busque temáticas da sua área para desenvolver juntos dos seus alunos os projetos, além de articular os projetos que já estão desenvolvendo na escola.

·         A FECOTEC permitirá que todos os alunos COENSFA desenvolvam projetos, divididos proporcionalmente conforme o numero de alunos nas três categorias e áreas das ciências.

            Documente passo a passo do seu projeto com Fotos e Vídeos e encaminhe para a coordenação da Feira para arquivamento e divulgação.

 

·         Todos os trabalhos deverão obrigatoriamente ter Título, Plano de pesquisa, Relatório, diário de bordo, pôster ou banner e um professor Orientador (deverá ser obrigatoriamente professor dos estudantes ou professor da COENSFA).

·         Todos os trabalhos e seus respectivos alunos deverão fazer a inscrição dos seus projetos para poderem participar da 2ª FECOTEC. A inscrição é a entrega do plano de pesquisa e o envio do Resumo para o Email: coensfa@gmail.com.

·         Serão permitidos apresentações de projetos de cunho artístico-cultural e esportivo (Ex: danças, teatros, apresentações musicais, esportes, etc) desde que os alunos do grupo, além das apresentações, faça as demais tarefas de um projeto científico. Estes projetos deverão ser orientados por professores de Educação física, Música e Artes.

Exemplo 1: Cinco estudantes do Ensino Fundamental II, por gostarem de música e dança, escolheram o estilo musical “Sertanejo Universitário” como tema para o projeto da 2ª FECOTEC. Assim, eles deverão construir plano de pesquisa, diário de bordo, relatório e pôster sobre o tema e deverão também montar um estande na feira para falar aos visitantes sobre o assunto. Nas cerimônias de abertura e premiação da feira eles terão oportunidade de apresentar o fechamento de seus projetos.

Exemplo 2: Cinco estudantes do Ensino fundamental, por gostarem de esportes radicais, escolheram essa temática como projeto da 2ª FECOTEC. Assim, eles deverão construir plano de pesquisa, diário de bordo, relatório e pôster sobre o tema e deverão também montar um estande na feira para falar aos visitantes sobre o assunto. Em parceria com o orientador do projeto, que deve ser um professor de educação física, os estudantes poderão organizar e executar atividades que envolvam esportes radicais.

 

4.2 Quanto à organização e o formato dos trabalhos de Ciências e Tecnologia a serem apresentados na FECOTEC

·         Na apresentação dos trabalhos poderão ser usados recursos como maquetes, cartazes, pôsteres, pequenos experimentos, resultados de trabalhos investigativos, protótipos, dentre outros.

·         Os trabalhos deverão ser apresentados de forma acessível, lúdica, dinâmica e interativa. Para composição do trabalho, materiais diversos poderão ser utilizados, para serem manuseados, interpretados ou discutidos com os visitantes e avaliadores. Todo material deverá ser providenciado pelos alunos do grupo com a possível ajuda dos seus professores.

·         É expressamente proibido usar na exposição dos trabalhos: materiais perigosos, fogo, equipamentos construídos pelo próprio estudante que necessite ligado a energia elétrica (tomada), reagentes químicos tóxicos, aparelhos perfuro cortantes, explosivos de qualquer tipo, etc.. Os trabalhos não poderão emitir barulhos ou ruídos. (Exceto trabalhos que sigam todas as regras de segurança e tenham prévia autorização da organização.

Observação: Deve-se sempre tirar dúvidas com os professores orientadores e com a coordenação da Feira.

·         Todos os projetos deverão estar de acordo com as regras de pesquisa científica, de modo a não oferecer riscos às pessoas envolvidas, tais regras serão analisadas pela coordenação da feira, juntamente com os professores orientadores dos projetos. Sendo proibidos projetos que envolvam experimentações em animais vertebrados, sangue, células e tecidos vivos, aparelhos que emitam radiação, espécies patogênicas, etc.

·         Não será permitido distribuir qualquer tipo de brinde durante a apresentação dos projetos.

·         Todos os alunos deverão estar com o UNIFORME DA ESCOLA no dia da apresentação dos projetos.

·         É importante que o projeto de pesquisa seja direcionado a resolução de algum problema ou criação de algum produto/ferramenta/protótipo/documentário/portfólio/ação social. Ainda que seja totalmente possível a exposição de um assunto científico de forma criativa.

 

 

4.3 Quanto à parte escrita (linguagem científica) dos trabalhos de Ciências e Tecnologia a serem apresentados na FECOTEC – Interdisciplinaridade com a Língua Portuguesa

            É muito importante para o sucesso do trabalho e do fortalecimento da aprendizagem dos estudantes que todos os projetos desenvolvam uma parte escrita de toda a pesquisa.

·         Todos os trabalhos deverão construir, desde o início da pesquisa, um Diário de Bordo. O Diário de Bordo deverá ficar exposto no dia da Feira. (ver item complementar: Como fazer um diário de Bordo).

·         Todos os trabalhos deverão ter um Plano de Pesquisa até a data da inscrição do mesmo. Este plano de pesquisa também deverá ficar exposto no dia da feira. O Plano de pesquisa trata-se do preenchimento da folha específica para este fim que será entregue pelo professor orientador do trabalho. (ver item complementar: Como fazer um Plano de pesquisa). A entrega do plano de pesquisa significa a inscrição na FECOTEC e os dados contidos nele (nome dos alunos, orientador e projeto) estarão descritos nos certificados e demais meios de divulgação da feira.

·         Todos os projetos deverão expor no dia da Feira o Relatório da Pesquisa desenvolvida. (ver item complementar: Como fazer um Relatório de Pesquisa).

O Relatório da Pesquisa deverá estar escrito em letra legível ou digitado, se possível dentro das normas da ABNT, contendo:

1. Introdução;

2. Justificativa;

3. Objetivo geral;

4. Metodologia;

5. Resultados obtidos;

6. Conclusões;

7. Referências bibliográficas.

 

4.4 Quanto aos locais onde os trabalhos deverão ser conduzidos até a exposição no dia da Feira

-         Todos os trabalhos deverão serão feitos de forma complementar as atividades de sala de aula.

-      Nenhum aluno poderá deixar de estar dentro de sala de aula para fazer o trabalho em outro espaço da escola durante o horário de aula. É interessante analisar a disponibilidade de horários do professor que orientará os projetos para organizar os momentos de estudo.

·         Dividir as tarefas entre os alunos do grupo para evitar encontros desnecessários fora da escola. Planejamento é essencial para o sucesso.

·         A COENSFA não se responsabiliza por quaisquer problemas ou danos que aconteçam a seus estudantes, devido à elaboração do seu trabalho de pesquisa ou decorrente disso.

 

 

4.5 Quanto à avaliação dos trabalhos na FECOTEC

A avaliação acontecerá de duas formas:

1. Avaliação realizada pelos professores ORIENTADORES dos projetos

  • A 2ª FECOTEC será avaliada em ____ pontos em todas as disciplinas na 3ª Etapa de 2020.

  • Para a integração do estudante aos objetivos da FECOTEC e para sua própria formação humana é importante considerar a autoavaliação do aluno. Ressalta-se, porém a lógica e coerência desta auto avaliação.

2. Avaliação realizada pelos avaliadores convidados.

-       No dia 30 de Maio de 2020 das 08h30min às 12h, todos os projetos serão avaliados por no mínimo três avaliadores e no máximo cinco. Estes acompanharam a apresentação do projeto durante o horário de visitação da Feira e buscaram meios de perceber a organização e postura dos estudantes durante a realização do evento.

-       Os avaliadores não serão pessoas ligadas profissionalmente a COENSFA, isso para manter a igualdade e transparência em na  avaliação de todos os projetos.

-        Os projetos serão avaliados pelos avaliadores conforme os itens e pesos da tabela abaixo:

4.6 Quanto à inserção e perenidade da Iniciação científica e Pesquisa na COENSFA

            Um dos principais objetivos da FECOTEC é inserir a Iniciação científica e a pesquisa na vida de todos os seus estudantes e professores, de modo que a apresentação dos trabalhos anualmente nesta Feira seja somente uma forma de consolidar as pesquisas realizadas de forma perene na escola.

            A proposta inicial da FECOTEC 2020 será produção de projetos expositivos, investigativos e de tecnologia visando a valorização de cada simples ideia científica de modo a  incentivar a continuidade e o aprimoramento da iniciação científica na Escola, desenvolvendo uma diversidade de temáticas de forma a abranger as diversas áreas das Ciências e Tecnologias.

           

É importante que todos os alunos sejam incentivados por seus professores responsáveis a iniciarem e seguirem uma pesquisa, de forma manter durante todo ano letivo a proposta de iniciação científica na COENSFA.

“Que a cada término de uma FECOTEC inicie a proposta

para a produção de conhecimento para a FECOTEC seguinte.”

4.7 Quanto às datas de organização e realização da FECOTEC

No dia 29 de maio de 2020 deverão ser montados os trabalhos, cada trabalho no seu respectivo turno. Na montagem os alunos precisam providenciar todo material necessário para seu trabalho, como por exemplo, fitas adesivas, tecido TNTs, papéis diversos, tesoura, etc.

Observação: A escola não poderá emprestar nenhum material para nenhum aluno. É muito importante o apoio do professor orientador nesta fase.

·         No dia 30 de maio de 2020

  • 07h - Entrada dos alunos e últimos preparativos para a apresentação dos projetos.

  • 08h - Abertura oficial da feira com apresentações.

  • 09h - Visitação e Avaliação dos projetos. Nenhum trabalho poderá ficar sem alunos representantes durante este horário.

  • 12h - Encerramento da Feira e desmontagem dos projetos, os materiais utilizados voltados a seus devidos lugares.

·        

     No dia ___ de Junho de 2020 às 15h acontecerá a cerimônia de premiação da FECOTEC KIDS e às 19h acontecerá a avaliação da FECOTEC JÚNIOR E JOVEM no salão da COENSFA.