© 1956 - 2019 | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Desenvolvido por Geraldo Henrique

TELEFONE: (31) 3535-1377 | ENDEREÇO: AV. GETÚLIO VARGAS, 222, CENTRO - MATEUS LEME/MG

Feira COENSFA de

Tecnologia e Ciência

                                      30 de maio de 2020

ampic LOGO.png

REGRAS DE PARTICIPAÇÃO

1. Podem participar da FECOTEC KIDS alunos COENSFA da Educação Infantil (Maternal, I e II Períodos) e 1º ano do Ensino Fundamental.

2. Podem participar da FECOTEC JÚNIOR alunos COENSFA dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I (2º ao 5º anos).

 

3. Podem participar da FECOTEC JOVEM alunos COENSFA do Anos Finais do Ensino Fundamental II (6º ao 9º anos), e Ensino Médio.

4. A participação dos alunos do Maternal, do I e II Período e 1º Ano na FECOTEC KIDS é livre  e fica a critério das professoras a forma de participação dos alunos, não se aplicam as regras da FECOTEC, usem a CRIATIVIDADE.

5. Os projetos da FECOTEC Júnior e Jovem de iniciação científica é livre a participação de estudantes COENSFA, e estes necessitam estar sob a orientação ou coorientação de seu professor. Caso algum desses projetos seja selecionado para participação em feiras externas será feito um sorteio de 03 (três) estudantes do projeto, segundo as regras das feiras externas, esse sorteio levará em conta o envolvimento do aluno para com o projeto de acordo a avaliação do professor e a avaliação oficial no dia da feira.

 

6. Documente passo a passo do seu projeto com Fotos e Vídeos e encaminhe para a coordenação da Feira para arquivamento e divulgação.

 

7. Todos os trabalhos e seus respectivos alunos deverão fazer a inscrição dos seus projetos para poderem participar da 1ª FECOTEC. A inscrição é a entrega do plano de pesquisa a Equipe de Coordenação da Feira.

08. Cada estudante COENSFA pode inscrever apenas UM projeto de sua autoria. É obrigatório a presença de pelo menos um autor estudante do trabalho durante a apresentação do mesmo na FECOTEC.

 

09Cada professor da COENSFA deverá orientar no mínimo 01 projeto na 2ª FECOTEC. É interessante que cada orientador busque temáticas da sua área para desenvolver juntos dos seus alunos os projetos, além de articular os projetos que já estão desenvolvendo na escola. 

 

10. Os trabalhos da FECOTEC Júnior e Jovem deverão possuir um diário de bordo/caderno de campo. Este item será considerado durante a avaliação dos trabalhos pelos jurados. 

11. Todos os trabalhos deverão obrigatoriamente ter Título, Plano de pesquisa, Relatório, diário de bordobanner e um professor Orientador (deverá ser obrigatoriamente professor dos estudantes ou professor da COENSFA).

12. Serão permitidos apresentações de projetos de cunho artístico-cultural e esportivo (Ex: danças, teatros, apresentações musicais, esportes, etc) desde que os alunos do grupo, além das apresentações, faça as demais tarefas de um projeto científico. Estes projetos deverão ser orientados por professores de Educação física, Música e Artes. 

 

13. Na inscrição dos trabalhos é necessário inserir um resumo da pesquisa contendo OBRIGATORIAMENTE entre 250 e 350 palavras. Todos os projetos apresentados na FECOTEC terão seus resumos publicados nos Anais do evento.

 

14. Os projetos devem estar enquadrados em áreas científicas, conforme as áreas científicas da CAPES/CNPQ

  • Ciências da natureza

  • Ciências Humanas

  • Ciências matemáticas e engenharia

  • Ciências da Linguagem e Comunicação

  • Ciências esportivas, artísticas e/ou culturais 

15. Os trabalhos deverão ser apresentados de forma acessível, lúdica, dinâmica e interativa. Para composição do trabalho, materiais diversos poderão ser utilizados, para serem manuseados, interpretados ou discutidos com os visitantes e avaliadores. Todo material deverá ser providenciado pelos alunos do grupo com a possível ajuda dos seus professores.

 

16. São avaliados apenas projetos que apresentem todos os dados e documentos exigidos e atendam as regras acima. Aqueles que não estejam de acordo com estas regras serão desclassificados.

 

17. Os projetos selecionados para participarem da FECOTEC são anunciados na sua página oficial na data divulgada no Cronograma da feira. 

 

18. Na modalidade FECOTEC Júnior e Jovem a apresentação do projeto deve ser realizada pelo(s) estudante(s) autor(es). O orientador ou o coorientador não poderão apresentar o projeto no lugar dos estudantes.

 

19. Na modalidade FECOTEC Júnior e Jovem o(s) estudante(s) autor(es) deve(m) preparar uma apresentação oral e um poster ou painel explicativo da pesquisa. Podem levar para demonstração protótipos, maquetes, imagens e outros itens que julgarem necessários, observando os itens abaixo:

  • Seja utilizado somente  o espaço disponível dentro do estande para expor o material de seu projeto. 

  • Não serão permitidos nos estandes a presença e utilização de organismos vivos, incluindo plantas. 

  • Não serão permitidos nos estandes a presença e utilização de espécimes mortos, ou partes dos mesmos, ainda que conservados por meio de técnicas de taxidermia. 

  • Não serão permitidos o manuseio de qualquer produto químico e fluidos em geral, incluindo água (exceção para água contida dentro de um sistema fechado, sem vazão, que não será manuseado). 

  • Não serão permitidos nos estandes a presença e manuseio de substâncias e materiais perigosos, tais como venenos, drogas ilícitas, material inflamável ou bélico, entre outros. 

  • Não serão permitidos nos estandes da feira a utilização de gelo seco ou outros sólidos sublimáveis, bem como de baterias com células abertas.

  • Não será permitida entrega de panfletos, folders ou qualquer outro tipo de brinde para os visitantes e avaliadores nos estandes.

  • Não será permitida distribuição de guloseimas e alimentos de qualquer tipo para os visitantes e avaliadores nos estandes.

  • Não será permitido usar qualquer tipo de produto, produzido ou não pelos autores, através do contato direto (uso tópico, uso oral, inalação, entre outros) com os visitantes, avaliadores e outros participantes da FECOTEC. 

  • Não será permitido emitir sons altos ou cheiros/odores nos estandes, capazes de incomodar a boa ordem das exposições dos trabalhos vizinhos. 

  • Todos os projetos deverão estar de acordo com as regras de pesquisa científica, de modo a não oferecer riscos às pessoas envolvidas, tais regras serão analisadas pela coordenação da feira, juntamente com os professores orientadores dos projetos. Sendo proibidos projetos que envolvam experimentações em animais vertebrados, sangue, células e tecidos vivos, aparelhos que emitam radiação, espécies patogênicas, etc.

 

20. Durante a mostra de trabalhos acontecerá a avaliação dos trabalhos por um Comitê de Avaliação externo que julgará os seguintes critérios:

  • Atitudes;

  • Habilidades;

  • Criatividade / Inovação;

  • Relevância;

  • Profundidade;

  • Aplicação do Método;

  • Diário de Bordo;

  • Banner;

  • Apresentação Oral;

21. Com base nas avaliações do Comitê de Avaliação, a Organização da FECOTEC atribuirá premiações diversas. Os projetos desenvolvidos individualmente ou em grupo competem juntos dentro de suas categorias. 

 

22. As premiações com credenciais para participar de feiras conveniadas à FEMIC serão conferidas aos trabalhos conforme as regras específicas de cada uma delas. 

23. Todos os alunos deverão estar com o UNIFORME DA ESCOLA no dia da apresentação dos projetos.

 

26. A FECOTEC não oferece ajuda de custo, passagens e hospedagens para participação dos autores selecionados para participarem de Feiras Externas. Salvo em situações específicas quando se tratar de parcerias ou convênios com a COENSFA. Diante disso, cada projeto deverá procurar apoio com seus familiares, associações, entre outros, para garantir a participação.

24. Quanto aos locais onde os trabalhos deverão ser conduzidos até a exposição no dia da Feira

  • Todos os trabalhos deverão serão feitos de forma complementar as atividades de sala de aula.

  • Nenhum aluno poderá deixar de estar dentro de sala de aula para fazer o trabalho em outro espaço da escola durante o horário de aula. É interessante analisar a disponibilidade de horários do professor que orientará os projetos para organizar os momentos de estudo.

  • Dividir as tarefas entre os alunos do grupo para evitar encontros desnecessários fora da escola. Planejamento é essencial para o sucesso.

  • A COENSFA não se responsabiliza por quaisquer problemas ou danos que aconteçam a seus estudantes, devido à elaboração do seu trabalho de pesquisa ou decorrente disso.

25. A organização da FECOTEC se reserva no direito de modificar ou ajustar, a qualquer momento, as regras acima.