Indisciplina escolar infantil: causas, consequências e como combatê-la

A indisciplina é um dos grandes desafios no universo escolar, tanto para alunos quanto para professores e família. Além de dificultar o processo de aprendizagem, esse tipo de comportamento pode afetar a construção das relações e assim tornar-se um pesadelo.
Lidar com a indisciplina, seja em casa ou em sala de aula, é uma tarefa difícil, mas não impossível. Por isso, indicamos alguns pontos importantes para entender as causas desse problema, as consequências e um plano de ação para prevenir e lidar com a questão. Confira!
Entendendo a indisciplina escolar e suas causas
Seja qual for o ambiente, é necessário que esteja preservado por regras e combinados que regularizam o comportamento e a convivência daqueles que estão inseridos. A quebra dessas regras ou o descumprimento dos combinados traduz a indisciplina.
As causas para a indisciplina, ou o comportamento inadequado são inúmeras. Porém, antes de qualquer julgamento é preciso avaliar todo contexto em que a criança e o adolescente vive. Qual a realidade que a escola apresenta para esse estudante? Como é o ambiente familiar? De que forma lida com suas emoções? Qual o contexto social? Todos esses aspectos podem influenciar direta e indiretamente no comportamento dos filhos e alunos.
Brigar, gritar ou apenas repreender não é o melhor caminho para enfrentar a indisciplina. Agir com autoritarismo pode criar um ambiente desconfortável e desfavorável para a criança e levá-la a quebrar ainda mais regras. Estabelecer uma relação de respeito, que promova um processo de aprendizagem coeso e produtivo, no qual criança e adulto criem um vínculo de confiança e admiração auxilia a minimizar os conflitos e a manter o bem estar do ambiente.
Conhecendo as consequências do problema no ambiente escolar
O primeiro a sofrer com a indisciplina é o próprio aluno. O rendimento escolar fica comprometido na medida em que a sala de aula não é mais um lugar de conhecimento, mas de conflito. As notas podem cair, as relações com as outras crianças ficam abaladas e dentro de casa a criança também não se comporta bem.
Outra consequência é o comprometimento da aprendizagem do resto da turma. Um aluno indisciplinado geralmente rouba toda a atenção na sala de aula, tirando o foco das outras crianças que estão comprometidas com o conteúdo didático.
Quem também sofre com esse tipo de comportamento é o professor, pois a relação com os alunos ficam desgastadas e, assim, encontra cada vez mais dificuldade em enfrentar os desafios de sala de aula.
Combatendo a indisciplina escolar
Antes de querer combater a indisciplina, é importante que o professor construa com seus alunos quais serão os combinados de convivência que serão estabelecidos dentro da sala de aula. Dessa forma os alunos terão conhecimento do que é possível para esse ambiente, seu papel e seus limites. O envolvimento das crianças e adolescentes no levantamento das regras é fundamental para que se sintam parte dessa construção.
Os professores devem conversar e explicar para os alunos as regras que regem o espaço, o motivo de elas existirem e por que devem ser respeitadas. É interessante também elaborar atividades educativas e lúdicas que ensinem sobre bons hábitos. Uma outra estratégia é manter os alunos ocupados e engajados com atividades, lembrando-se sempre de separar alguns momentos de descontração.
Já os pais devem estar atentos ao comportamento de seus filhos. É importante conversar sobre seu dia a dia escolar e identificar as questões emocionais que os afligem. Em casa, deve ser criado um espaço acolhedor em que a criança se sinta à vontade para manifestar seus sentimentos e pensamentos.
É importante lembrar também que os pais são os exemplos das crianças. As crianças aprendem por meio do exemplo mais do que por meio do discurso. Portanto, desenvolvermos uma comunicação e relação pautada no amor e carinho favorece o bom comportamento dos menores.
Agora, compartilhe com a gente se você já teve problemas com a indisciplina do seu filho e como você enfrentou a situação!